Para além da qualificação do cadastro dos projetos de investimento no SIPLAG/PIERJ faz-se necessário o acompanhamento da execução dos mesmos com o objetivo de garantir aderência, cada vez maior, do realizado em relação ao planejado.
Visando aprimorar as atividades de acompanhamento dos projetos de investimento do Plano de Investimentos do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro - PIERJ foi implementada a iniciativa de desenvolver metodologia própria para monitoramento da execução desses, conforme detalhado abaixo:
| Elaboração e implantação da metodologia de acompanhamento dos
projetos de investimento com fator de risco avaliado |
||
|---|---|---|
| Objetivo do projeto | Estabelecer metodologia de acompanhamento dos projetos de investimento, com cadastro validado, vinculada aos instrumentos institucionais de planejamento do Estado, de forma a subsidiar a tomada de decisão da alta gestão. | |
| Escopo do projeto |
|
|
| Escopo do produto |
|
|
| Não escopo do projeto |
|
|
A implementação da metodologia de acompanhamento da execução dos projetos de investimento será monitorada por meio do indicador detalhado na tabela a seguir:
| Indicador de resultado | Metodologia de cálculo | Meta | ||
|---|---|---|---|---|
| 1º sem. 2025 | 2º sem. 2025 | |||
| Taxa de unidades de planejamento (UPs) com projeto de investimento (PI) monitorado e avaliado de acordo com a nova metodologia de monitoramento e avaliação do Plano de Investimento. | (Quantidade de UPs com PIs monitorados/Quantidade de UPs que tenham PIs) X 100% | |||
| 50% | 100% | |||
Levantar oportunidades de aprimoramento nas etapas subsequentes ao cadastramento dos PIs no PIERJ, fazendo uso da curva de aprendizado das atividades de monitoramento, bem como promovendo trocas de experiências com as UPs.
O acompanhamento dos projetos de investimento (PIs) faz uso de informações sobre o progresso dos mesmos. A Rede de Gestores de Investimentos - REDINV será o canal de comunicação com a COOAPI a fim de fornecer as informações requeridas.
Importante sinalizar que as informações prestadas pelas UPs são autodeclaratórias, isto é, não carecem de comprovação pela COOAPI sendo as UPs responsáveis pela autenticidade dessas informações, bem como em manter registros que facilitem a rastreabilidade das mesmas, caso necessário.

Mesmo na fase inicial de construção da metodologia de acompanhamento, considerando sempre fortalecer a interlocução dos PIs com os instrumentos institucionais de planejamento e orçamento, buscou-se selecionar projetos já observando critérios alinhados a esses instrumentos.

De posse da base do PIERJ, após o cadastramento dos projetos de investimento, e considerando uma curva de aprendizado¹ na implantação da nova metodologia de monitoramento e avaliação dos PIs, foram estabelecidos alguns critérios para a aplicação de um projeto piloto para esta metodologia, quais sejam: PIs validados², iniciando em 2025 e únicos em suas ações orçamentárias³.

Contudo, de forma a não limitar o acompanhamento dos projetos daquelas UPs que tenham interesse em participar do piloto, serão consideradas adesões voluntárias podendo antecipar o desafio de acompanhar PIs em ações com mais de um projeto.
Notas:
¹Curva de aprendizado: é uma representação da progressão de desempenho ou performance de um indivíduo em uma tarefa específica. As informações retidas (ou aprendizado) crescem de forma acentuada nos primeiros momentos e se equilibram ao longo do tempo.
²Projetos de investimento validados: após o cadastramento dos projetos no PIERJ é realizada uma validação pela COOAPI que avalia se o preenchimento de todas as informações requeridas estão corretas conforme Manual PIERJ.
³Ação orçamentária: elemento orçamentário onde estão alocados os recursos para aquisição ou contratação dos insumos necessários à realização da iniciativa à qual se vincula, no nível operacional. Divide-se em projetos e atividades e é o elo de conexão entre o PPA e a Lei Orçamentária Anual.